Você já deve ter ouvido ao menos uma vez, o conselho” não exagere na cafeína”. Mas, você já havia se perguntado o que é cafeína além de ser um energético? A cafeína é a droga psicoativa mais comum, que impulsiona nossos sentidos, por atuar no sistema nervoso central. Mas, ela também pode fazer mais do que apenas turbinar o seu dia, pois ela contêm flavonoides, polifenóis e antioxidantes. Portanto, continue lendo, para saber mais sobre os benefícios, mitos e efeitos colaterais.
Como Funciona?
Por ser uma droga psicoativa tem um efeito imediato, absorvida pelo sangue em apenas 15 minutos, pode induzir o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Além disso, a cafeína ativa diversas vias neuronais, alterando a liberação de neurotransmissores. Desse modo, a ingestão de cafeína bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina, que faz você sentir cansaço e sono, assim o corpo consegue se manter em alerta.
Quais Bebidas Possuem Cafeína?
Alguns chás, refrigerantes, café e bebidas energéticas possuem alto nível de cafeína. Ademais, veja a lista das fontes mais comuns, e a quantidade estimada em cada conteúdo.
- Café puro – (102; 200)mg
- Chá-verde – (30; 50)mg
- Refrigerantes – (20; 40)mg
- Expresso – (240; 720)mg
- Café descafeinado – (3; 12)mg
- Bebidas energéticas – (50; 160)mg
- Café instantâneo – (27; 173)mg
- Chá fermentado – (40; 120)mg
- Chá-preto – (25; 110)mg
Benefícios da Cafeína:
1.º Anticâncer
A cafeína possui anti-mutagênicos e antioxidantes, que reduzem o risco de câncer oral. Assim como, metastáticas, antiproliferativas, que inibem o crescimento de certas células de câncer de próstata. Além disso, a atividade química protetora, diminui o risco de câncer de pele, de cólon e de mama. Ademais também aumenta o movimento do intestino grosso, podendo inibir o desenvolvimento de câncer colorretal.
2.º Melhora a Saúde do Coração
O consumo moderado de cafeína, através de fontes mais saudáveis, está associado a redução de doenças cardiovasculares. Bem como exemplo o consumo de café, associado a prevenção de insuficiência cardíaca, e acidente vascular cerebral.
3.º Ajuda na Perda de Peso
O consumo de cafeína pode contribuir na perda de peso, por meio da oxidação de gordura e termogênese.
4.º Melhora o Desempenho do Exercício
A cafeína pode ser usada como um auxílio ergogênico, porque aumenta o desempenho e a resistência durante exercícios prolongados.
5.º Melhora a Função Cerebral
Pela sua ação estimulante do sistema nervoso, e aumento do metabolismo energético do cérebro, a cafeína melhora a função cerebral. Dessa forma, em consumo regular e quantidades moderadas, previne o declínio cognitivo, demência, ajuda com a concentração, e reduz o risco de depressão, Alzheimer e Parkinson.
Efeitos Colaterais da Cafeína:
A ingestão em excesso pode causar:
- Insônia, irritação gástrica, anormalidade cardíaca, bexiga instável, ansiedade, risco de aborto, restrição de crescimento fetal.
Por isso, gravidas devem evitar o consumo de cafeína, ou limitar sua dose. Além disso, o consumo durante a lactação, pode prejudicar o bebê, dificultando o sono e deixando-o agitado.
Existem pessoas com maior sensibilidade à cafeína do que outras, por isso, conhecer os sinais e saber observar como seu corpo reage a ela, é importante.
Pois, a alta quantidade de cafeína no sangue, também aumenta a pressão arterial, aumenta o risco de dores de cabeça crônica, e causa rigidez arterial.
Mitos:
Alguns mitos associados a cafeína:
1.º É Diurética
Ainda não há pesquisas que comprovem essa hipótese. Porém, o que ocorre é associação da cafeína com aumento do volume urinário o que causa perda de eletrólitos e água. Mas, não está diretamente ligada a perda de líquidos.
2.º Aumenta o Risco de Doenças Cardíacas
A cafeína é benéfica para o coração. No entanto, se torna prejudicial quando consumida em grande quantidade, a começar pela elevação da pressão arterial. Portanto, consultar um médico sobre a dosagem segura, se você já sofre de problemas cardíacos ou hipertensão, é importante.
3.º Cafeína Vicia
Embora seja um estimulante das células nervosas, ela não causa o mesmo nível de reações cerebrais, e sintomas de abstinência de um vício. Contudo, quando a cafeína é cortada repentinamente, algumas pessoas podem sentir dores de cabeça, e sonolência, que geralmente duram 3 dias. Sendo assim, se a intenção é eliminar, o mais indicado é limitar o consumo gradualmente.
Deixe um comentário