Atualmente essa técnica é uma tendência quando se trata de perda de peso. Isso pelos resultados significativos que ela pode proporcionar ao corpo. Portanto, nesse artigo eu trago o guia para os iniciantes em jejum intermitente como fazer de forma certa, e obter bons resultados.
O que é Jejum Intermitente?
É um padrão alimentar com oscilação de períodos de alimentação, e período de jejum. Desse modo, envolve fazer um jejum diário de 16 horas ou de 24 horas, isto duas vezes por semana. De fato, passar 24 horas sem comer, parece tempo demais. Mas historicamente o jejum é uma prática comum, desde os primórdios da humanidade. Principalmente em algumas civilizações, e doutrinas religiosas. Onde passar um certo período sem comer, e em oração é feito em prol de alguma causa.
Jejum Intermitente Como Funciona?
Quando jejuamos ocorrem algumas reações com os níveis celulares, e moleculares do nosso corpo. Pois, por padrão o corpo ajusta os níveis de hormônios, para ter mais acesso à gordura corporal. Assim como, as células iniciam importantes processos de reparo. Veja algumas mudanças que ocorrem:
- Reparo Célula: Quando se está de jejum, as células do corpo iniciam processos de reparo. Dessa forma, as células digerem e removem proteínas disfuncionais.
- Redução da Resistência à Insulina: Ocorre a redução do nível de insulina, facilitando a perda de gordura.
- Baixo Colesterol
Veja Também:
Como Emagrecer de 5 a 10 kg em 30 Dias
Livro Com 235 Receitas Low Carb
Dieta Desintoxicante de 3 Dias
Como Fazer o Jejum Intermitente?
Existem várias maneiras diferentes de se aplicar o jejum intermitente. Sendo a mais indicada para quem for iniciante, começar fazendo o jejum intermitente 1 vez por semana, por 12 horas. Em seguida, prolongando o horário por 16 horas, quando sentir resistência.
Para você conseguir ser bem-sucedido nesse período, você pode seguir estas dicas:
- Para evitar sentir tanta fome nas primeiras 4 horas, opte por fazer uma refeição low carb antes de iniciar o jejum. Desse modo, você prepara o seu corpo, para entrar no processo de renovação celular. Fase que se inicia entre as 4 e as 16 horas de jejum, quando o corpo passa a recorrer à sua própria reserva de energia. Mesmo que, a glicose ainda seja a principal fonte de energia, seu organismo entra em um processo de autofagia, quando o corpo utiliza células com proteínas envelhecidas, que já não funcionam muito bem. Mas que nesse processo são usadas como fonte de energia, contribuindo para renovação celular e a melhora do metabolismo. A partir das 16 horas, o corpo recorre à gordura armazenada, enquanto o efeito metabólico já é positivo.
Vale se programar para quando o jejum acabar, você não comer compulsivamente. Mas sim, de uma maneira que ajude a potencializar o esforço desse período.
O que Comer Após o Jejum Intermitente?
O ideal é que a primeira refeição para quebra do jejum, seja uma refeição com baixo índice glicêmico. Bem como, uma batata-doce, aveia, abobrinha, quinoa, feijão. Além disso, você pode escolher uma proteína de qualidade, como peito de frango, um bife, atum enlatado ou uma sardinha.
Embora não haja nada pre estabelecido, do que você deve comer após o jejum. Fazer uma refeição low carb, potencializa os resultados de pós jejum.
Jejum Intermitente Emagrece?
O emagrecimento é uma consequência do efeito que o jejum intermitente exerce sobre o metabolismo. Pois, o objetivo desse jejum, é a melhora da função metabólica, assim como a prevenção de problemas crônicos como exemplo, fígado gordo e diabetes.
Quais os Benefícios?
Abaixo os principais benefícios do jejum intermitente:
- Perda de peso;
- Redução de gordura visceral;
- Emagrecimento;
- Melhora a do coração;
- Redução do colesterol;
- Renovação das células do corpo;
- Antienvelhecimento;
- Redução da resistência à insulina;
- Aumento do hormônio do crescimento.
Quem não Pode Fazer o Jejum Intermitente?
- Crianças;
- Diabéticos;
- Pessoas com pressão baixa;
- Grávidas;
- Mulheres que amamentam.
Pessoas com estas condições não devem se submeter ao jejum intermitente, exceto com acompanhamento médico. Contudo, o maior efeito colateral do jejum intermitente é a possível fraqueza temporária, até que o corpo se habitue. Ademais, não há problema em passar um certo período sem comer, se você não tem condições agravantes.
Bom se gostou da dica, deixa um comentário e se inscreva em nosso canal no YouTube, logo abaixo você vai ver uma imagem só clicar nela, verifica também as nossas redes sociais acima do artigo.
Deixe um comentário