O magnésio é umas das 24 vitaminas essenciais, e os baixos níveis dessa vitamina, aumenta os riscos de problemas crônicos. Entretanto, o nível regular de magnésio estabiliza o humor, protege a saúde metabólica, reduz o estresse, promove o sono e contribui para saúde do coração. Sendo assim, nesse artigo você vai aprender quais são os alimentos ricos em magnésio e, porque poucos elementos da dieta, tem mais influência sobre o corpo do que o magnésio.
O que é Magnésio?
O magnésio é um dos sete macro-minerais essenciais do qual o corpo humano precisa em abundância. Nosso corpo não produz magnésio, por isso é necessário fontes externas como alimentação. Bem como as suplementações que são uma fonte rápida e eficaz.
É comum a deficiência de magnésio em adultos. Sendo principalmente as mulheres e os idosos mais vulneráveis a falta.
Como o Magnésio Funciona? Como os Alimentos Ricos em Magnésio Podem Ajudar?
Envolvido em mais 300 reações distintas com relação às enzimas nas células do corpo, o magnésio age como um facilitador da função enzimática.
Portanto, desempenha um papel na produção de energia, ativando ATP, a molécula de energia que alimenta as células do corpo.
Regula a pressão arterial e níveis de glicose no sangue. Além disso, ajuda no desenvolvimento ósseo, e mantém o equilíbrio de fluidos no corpo.
Assim como regula o transporte de potássio, cálcio e outros minerais que ajudam os músculos e nervos a funcionarem corretamente e manter o ritmo cardíaco.
Do mesmo modo, controla o sistema de resposta aos hormônios que reduzem ou aumentam o estresse.
Quais são os Alimentos Ricos em Magnésio?
Já sabemos que o magnésio tem um papel muito abrangente no funcionamento do corpo. Em seguida, veja alguns dos alimentos das quais você consegue obter esse mineral.
- Nozes, amêndoas e castanhas;
- Sementes de abóbora;
- Espinafre;
- Sementes de girassol;
- Feijão;
- Sementes de gergelim;
- Abacate;
- Banana;
- Aveia;
- Soja;
- Arroz Integral;
- Milho Amarelo;
- Cajus;
- Linhaça;
- Amoras;
- Quiabo;
- Brócolis;
- Beterraba;
- Pimentão Verde;
- Cacau.
Sinais de Deficiência de Magnésio:
Alguns sinais que você precisa incluir mais alimentos ricos em magnésio em sua rotina, incluem:
-
Enxaquecas:
A deficiência de magnésio está ligada a dores de cabeça e enxaquecas.
-
Sintomas de TDAH:
Crianças e adultos com baixo magnésio, tendem a sofrerem com sintomas de TDAH. Ou seja, sintomas como desatenção, impulsividade, comportamento hiperativo.
-
Fibromialgia:
A deficiência de magnésio pode piorar a dor nas pessoas com fibromialgia. Enquanto a suplementação ameniza as dores nos pontos sensíveis.
-
Resistência a Insulina:
O magnésio possui função essencial na metabolização da glicose no corpo. Bem como melhora a sensibilidade a insulina e reduz o risco de diabetes tipo 2. Assim como diminui o risco de síndrome metabólica, um grupo de condições que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.
-
Fraqueza nos Ossos:
Se você sofre com dores ou fraqueza óssea, você pode está em déficit de magnésio e vitamina D. O Papel desses nutrientes na formação e manutenção da densidade óssea é essencial. Ainda mais, é um bom aliado das mulheres na pós-menopausa porque melhora a massa óssea.
-
Estresse Baixo Humor:
O magnésio aumenta o GABA que estimula o relaxamento. Portanto, a ausência desse mineral provoca desregulação do sistema de resposta a ansiedade e estresse. Além disso, essa ausência pode afetar a saúde intestinal que está ligada a comportamentos de ansiedade.
A suplementação de magnésio tem efeitos estabilizantes sobre o humor. Tal qual reduz ansiedade, sintomas pré menstruais e até depressão. Entretanto, para recorrer a suplementos de magnésio, converse com um médico antes para indicar o melhor para você.
-
Insônia:
Pessoas com baixo teor de magnésio sentem dificuldade de ter um sono mais leve e profundo. Visto que, essa vitamina tem por função manter os níveis de GABA um neurotransmissor que promove o sono restaurador. Assim como ajudar com a insônia relacionada a distúrbio do sono, e síndrome das pernas inquietas.
Desse modo, é comum pessoas com déficit de magnésio, relatarem sono agitado e acordar com frequência anoite. Entretanto, apesar de regular estas causas o magnésio também é usado para tratar outras condições como:
- Colesterol;
- Arritmia;
- Doença arterial coronariana;
- Angina.
Todos esses agravamentos podem ser solucionados ou amenizados com o aumento do nível de magnésio no corpo. Contudo, o teste de magnésio é como qualquer outro exame de sangue. Desse modo, consegue determinar o grau de magnésio, e é geralmente feito pelos motivos citados acima ou para:
- Detectar outros sintomas como pressão baixa, diarreia, tonturas, fala arrastada. Além disso, vistoriar a função renal, e encontrar as causas dos baixos níveis de cálcio e potássio.
Deixe um comentário