O colágeno sempre foi umas das proteínas mais importantes produzidas pelo corpo. Mas atualmente vem ganhando destaque como nunca, pelas indústrias ‘fitness’ e saúde. Isso por suas vantagens serem notórias na pele, cabelo, articulações e músculos. Sendo assim, reforçar a produção natural dessa proteína, introduzindo na dieta alimentos e suplementos ricos em colágeno, passou a ser algo muito requisitado. Mas, em quais fontes posso encontrar? Leia a seguir:
O que é Colágeno?
Uma fibra importante que constituí os tecidos conjuntivos, com a função de gerar firmeza e elasticidade ao corpo. Além disso, o colágeno compõem três cadeias alfa, sendo cada uma delas compostas por milhares de aminoácidos, blocos de constituição da proteína. Bem como, hidroxiprolina, glicina, prolina, encontrados em maior quantidade.
Qual o Melhor?
O mercado atual dispõe de vários produtos contendo colágeno, seja através de injeções, suplementos, cremes, séruns. Mas, você também pode obtê-lo através de alimentos concentrados, ou suplementos alimentares indicado por um profissional.
Contudo, os alimentos mais ricos dessa proteína são:
Boa fonte de proteína, com disposição de aminoácidos que constituem o colágeno.
- Carne
A carne bovina é muito usada no processo de extração, para a produção de moléculas de colágeno. Pois, é uma das melhores fontes de aminoácidos, sendo eles os blocos de construção dos tecidos.
- Frango
O frango também é uma carne magra com boa concentração dessa fibra, especialmente na parte de pescoço, pés e cartilagem. Sendo assim, que tal preparar aquele caldo de galinha?
- Caldo de Osso
É possível extrair colágeno de ossos e tecidos conjuntivos de frango, peru ou vaca, quando cozidos por 6 a 7 horas.
Nutrientes que Ajudam na Produção de Colágeno:
A maioria das fontes naturais de colágeno são de origem animal. Mas se você for vegano, consuma alimentos com nutrientes essenciais, que o corpo usa como elementos para construção e manutenção dessa fibra. Assim como:
- Zinco
Que aumenta o desempenho das células, com função de produção de colágeno nos tecidos, e manutenção dos ossos. Sendo, o grão-de-bico, ostras, nozes, laticínios e pão boas fontes de zinco.
- Cobre
Para aumentar a produção de colágeno, aumente a ingestão de cobre. Portanto, inclua ameixas, nozes, fígado e rins, batatas e vegetais escuros na sua dieta.
- Ômega-3
O consumo de ômega-3 aumenta, e mantém os ligamentos em forma. Sendo as principais fontes de ômega-3, a linhaça, espinafre, chia, nozes, girassol, couve, peixes gordurosos como sardinha e salmão.
- Vitamina C
Incorpore a sua dieta alimentos ricos em vitamina C, pois o corpo usa a vitamina C para produzir seu próprio colágeno. Ademais, alimentos como, frutas cítricas, brócolis, e pimentas vermelhas, são grandes fontes de vitamina C.
- Antioxidantes
São substâncias que inibem a ação oxidante dos radicais livres, protegendo nossa pele contra danos e a perda de colágeno.
Como Funciona a Dieta?
É baseada em uma alimentação que reduz a ingestão de açúcar, e agrega mais alimentos ricos em colágeno ou suplemento. Pois, além de contribuir para prevenir reverter envelhecimento precoce, melhora a dor nas articulações.
Efeitos de Baixo Nível
A medida que envelhecemos nosso corpo limita a produção de colágeno. Desse modo, se faz necessário a reposição frequente dessa proteína para evitar ossos fracos, dores articulares, rugas e estrias. Além disso, fatores como alcoolismo, tabagismo, radicais livres, e uma dieta pobre em nutrientes levam à perda de colágeno.
Deixe um comentário