O trigo possui uma participação significativa na mesa dos brasileiros. Sendo amplamente disposto na indústria alimentícia na forma de farinha de trigo, usada no preparo de massas doces e salgados.
A farinha de trigo é extraída da moedura do grão de trigo. Portanto, a qualidade do grão de trigo, depende da dinâmica das condições de cultivo. Sendo ela, intervenção de manuseio do solo, clima, parasitas, ação de colheita, secagem e armazenamento.
Portanto, é considerado um produto alimentício passível de sofrer mudanças na sua qualidade nutricional durante sua produção. Desse modo, esses fatores influenciam de forma direta sobre o produto final, sendo a farinha de trigo.
Por que Você Deve Parar de Consumir Trigo?
O trigo que adquirimos atualmente nos supermercados, não é o mesmo na sua forma pura. Pois, ele apresenta mudanças na estrutura da sua proteína. Isso porque entre as décadas 60 e 70, o trigo sofreu uma mutação genética. Feita com o objetivo de reduzir as perdas das plantações, e acelerar a produção em massa, tornando-as mais resistentes as pragas.
Dessa forma, foi criada uma espécie nomeada de ”trigo anão” que surgiu com 14 novas variedades de proteínas. Servindo como base para expandir a indústria alimentícia. Infelizmente na época não foram feitas pesquisas, para identificar alguma incompatibilidade dessas proteínas ao nosso organismo.
Atualmente, existem quantidades elevadas de glúten no trigo, bem maior do que anos atrás, segundo a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Assim, esclarecendo a nossa dificuldade de digeri-lo, que se tornou mais trabalhosa do que no passado.
Entretanto, o consumo da farinha de trigo, triplicou muito entre os brasileiros nessas últimas décadas.
Receitas Para Secar Em 30 Dias
O que é Mais Saudável: Açúcar Natural, de Mesa, ou Adoçantes Artificiais?
Como os Benefícios do Açaí Podem me Ajudar a Emagrecer?
Você Sabia que o Trigo Perde Parte dos Nutrientes no Refinamento?
A maior parte do trigo que consumimos no Brasil, passa por refinamento. Consiste em um processo que retira metade das fibras e vitaminas. Fazendo com que a farinha de trigo tenha 60% de amido. Desse modo, elevando o índice glicêmico, que aumenta o risco de resistência à insulina, obesidade, diabetes.
Além disso, o excesso de glúten aliado ao baixo consumo de nutrientes, desenvolve problemas graves físicos e mentais. Pois, são os nutrientes que fortalecem nossa defesa, contra as agressões causadas por agentes alergênicos.
Farinha de Trigo Pode Causar Dependência Como Droga?
Quando ingerimos a farinha de trigo, ocorre a quebra no estômago e a liberação de substâncias absorvidas pelo cérebro. Gerando uma sensação de prazer como uma exorfina. Resultando em uma dependência, uma atração excessiva pelo consumo de massa, ou seja, pelo glúten. Por isso que a restrição ao trigo, as vezes tornar-se um sacrifício.
Problemas Causados Pelo Excesso de Trigo:
O trigo geneticamente modificado desregula o ph do sangue, fazendo com que o sangue fique ácido. Dessa forma, o corpo tenta equilibrar o ph, retirando o cálcio dos ossos. No entanto, isso pode resultar em doenças como osteoporose, enxaqueca, artrite, gordura visceral e diabetes.
Diga a Deus ao Glúten:
Dado todas as informações que você obteve hoje, vale a pena repensar sobre o consumo do trigo e farinha de trigo. É claro que elimina-lo de vez não é fácil. Mas você pode começar reduzindo o consumo desenfreado de glúten. Bem como, dedicar-se a encontrar substitutos para suas massas. Graças a facilidade de acesso às informações e produtos.
Deixe um comentário