Um dos seus primeiros passos, quando você engravida, será encontrar um obstetra, e uma nutricionista, para seguir um plano para os próximos nove meses e conseguir emagrecer na gravidez.
Durante suas primeiras conversas, você pode discutir um plano para uma alimentação nutritiva, e exercícios saudáveis. Além de também, discutir sua mudança de peso.
Se você está acima do peso quando engravida, corre um risco maior de complicações. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, seu peso também aumenta a probabilidade, de você ter um parto difícil, e precisar de uma cesariana.
Por esses motivos, considere perder peso durante a gravidez, se o seu índice de massa corporal for muito alto.
Mas, a perda de peso na gravidez deve ser tratada com cuidado. Pois, não é desejável, está abaixo do peso ideal, durante a gestação.
Uma dieta saudável, que consiste em exercícios, e controle de porções com refeições bem equilibradas, pode ser iniciada durante a gravidez.
Dieta na Gravidez é Seguro?
Fazer controle das porções, é uma prática saudável durante a gravidez. No entanto, dietas restritivas, devem ser evitadas.
O ideal é que você, pare de tentar perder peso, mas não abandone seu plano geral de ser saudável. Ou seja, não se concentre no ganho ou perda de peso.
Em vez disso, concentre-se em obter muitos alimentos de alta qualidade, e ricos em nutrientes em sua dieta, e a natureza cuidará das coisas naturalmente.
Além disso, lembre-se que ” comer por dois”, é uma recomendação desatualizada, especialmente durante o primeiro trimestre, quando o bebê é muito pequeno. Assim, sendo sugerível, comer de 3 em 3 horas, em pequenas porções.
Abaixo, separamos 10 dicas para emagrecer na gravidez, se você estiver com sobrepeso ou obesidade:
1.º Limite Carboidratos Refinados:
Doces, balas, biscoitos recheados, pão.
2.º Coma bons Carboidratos:
Quinoa, arroz integral, vitamina de abacate, vitamina de banana, tudo sem exagero.
3.º Coma mais Fibra Para Emagrecer na Gravidez:
Aveia, granola, frutas como maçãs, peras.
Além disso, limite mangas, abacaxi, melancia, e uvas.
4.º Coma Mais Verduras:
Alterne entre os vegetais, e desfrute dos seus benefícios. Mas, lembre-se de lava-los bem antes do consumo, ou cozi-los, para evitar possíveis contaminações ao seu bebê.
5.º Coma Proteínas Magras:
Frango, peru, ovo, peixe (evite comer ovo, peixe, e frutos-do-mar cru, durante o período gestacional, para evitar infecções graves.)
Além disso, evite carnes mal passadas, e maioneses de lanchonetes, que podem arriscar contaminar seu bebê com infecções.
6.º Limite Processados Para Emagrecer na Gravidez:
Cuidado com os processados, fast-food, salsicha, bacon, linguiças, mortadelas, e frituras. Pois, são alimentos com muitas calorias, poucos nutrientes que contribuem para o seu sobrepeso, e do seu bebê.
Veja Também:
Dieta Líquida Para Emagrecer é Segura?
Como Funciona o Programa Receitas Para SECAR em 30 Dias?
3 Receitas de Suco de Abóbora Antioxidantes Para Emagrecer!
7.º Bebida Alcoólica:
Não é recomendável o consumo de bebida alcoólica, por não existir uma dose segura, para o feto. Além de não ajudar você a equilibrar o peso, durante esses nove meses.
Ainda mais, existe risco da síndrome alcoólica fetal, que pode causar retardo problemas neurológicos irreversíveis.
8.º Limite Bebidas Para Emagrecer na Gravidez:
- Café
- Suco de caixinha
- Refrigerantes
- Álcool
E beba bastante água.
9.º Exercícios Para Emagrecer na Gravidez:
Mesmo mulheres sedentárias podem se beneficiar com o início de um programa de exercícios durante a gravidez.
Afinal, andar é maravilhoso! Caso não goste de caminhar, faça ioga para gestantes ou aulas de condicionamento pré-natal, que estão disponíveis para manter as mulheres em forma enquanto esperam.
Lembre-se, que ser sedentária durante a gravidez é uma coisa ruim. Portanto, levante-se e mexa-se.
10.º Suplementação:
Por fim, tome suplementação de vitaminas (que por sinal não engorda, é mito), tome um pouco de sol que é vitamina D3. Além disso, não pule refeições, para garantir nutrição adequada.
Seu peso pode ter um grande impacto no seu nível de conforto durante a gravidez, na sua saúde e do bebê, enquanto espera, no parto e na sua experiência pós-parto.
Estas são boas razões para alcançar um peso saudável antes da gravidez. Contudo, a perda de peso durante a gravidez, deve ser discutida com seu médico.
Pois, existem vários graus de sobrepeso, todos os dependentes do IMC, e nem o ganho de peso de todos é distribuído uniformemente.
Por isso é importante obter aconselhamento personalizado, e para conseguir emagrecer na gravidez, de forma saudável!
Deixe um comentário