A Dieta Líquida pode ser usada para perda de peso, desintoxicar o sistema digestivo, recuperação de lesões, ou um preparo para submissão cirúrgica prescrita por um profissional. Assim também, nesse artigo, você entenderá melhor os 3 tipos de dieta, como funciona, e se é segura para emagrecer.
O que é uma Dieta Líquida?
É quando você substitui algumas (ou todas) as refeições sólidas do seu dia, por alimentos líquidos de baixa caloria.
No qual, esses alimentos podem ser, sopa, smoothies, suco de vegetais ou frutas.
Conheça os 3 Tipos de Dieta Líquida:
-
Dieta Líquida Para Desintoxicar:
Pode ser feita uma vez por semana durante 30 dias. Assim, você beberá suco de frutas, e ervas com vegetais durante as 24 horas.
-
Dieta Líquida Para Substituir Refeições:
Os sucos ou shakes, que você toma para reposição das refeições, devem ser baixos em calorias. Também conter os macros (carboidratos, proteínas e gorduras) além dos micronutrientes (minerais e vitaminas).
-
Dieta Líquida Restrita:
Está dieta não é feita para emagrecer. Assim, o monitoramento é feito por um médico, que geralmente prepara um paciente para uma cirurgia, recuperações de lesões, ou problemas digestivos.
Para perda de peso, você pode seguir a dieta da substituição de refeições. Pois, assim, você conseguirá os benefícios dos alimentos sólidos, em forma de caldos e sucos.
Além disso, você também poderá fazer a dieta de desintoxicação por um dia, se preferir.
Veja Também:
Como Funciona o Programa Receitas Para SECAR em 30 Dias?
Por que Dieta Líquida Emagrece?
A dieta líquida ajuda desintoxicar o corpo, e melhora a taxa metabólica auxiliando o sistema digestivo. Consequentemente, levando a perda de peso.
Baixo Valor Calórico:
Quando os alimentos de baixa caloria são ingeridos, seu corpo passa a consumir glicogênio, ou as gorduras armazenadas, como fonte de energia. Assim você consegue perder peso.
Facilidade Digestiva:
Caldos, sucos, e smoothies, são de fácil absorção e excreção. Além disso, a fibra alimentar da dieta líquida, mantém você saciado.
É Nutritiva:
Umas das principais razões pela quais você ganha flacidez, é a falta de nutrição suficiente dos alimentos. Já que, dependendo do modo de lavagem, descamação e cozimento, os alimentos perdem parte do seu valor nutricional.
No entanto, quando o alimento é consumido na forma de suco batido, é possível obter uma nutrição concentrada. Mas, lembre-se de beber o suco feito na hora, assim sua taxa metabólica aumentará, e reduzirá calorias.
Praticidade:
Fazer uma dieta líquida não leva tempo, nem exige habilidades maiores. Apenas junte os ingredientes no processador, e logo seu café da manhã, almoço e janta estará pronto.
Portanto, se você optar por uma dieta de desintoxicação, evite qualquer alimento na forma sólida. Mas se optar pela dieta de substituição de refeições, você poderá incluir alimentos sólidos, mas terá de fazer no mínimo 2 refeições líquidas.
Fazendo isso 1 vez por semana, durante 4 semanas, colherá benefícios como:
- Primeiramente, melhora da taxa metabólica;
- Além disso, alivio dos sintomas de úlcera no estômago;
- Assim, útil para pacientes submetidos a cirurgia do estômago ou amígdalas;
- Desintoxicação do corpo;
- Por fim, melhora da qualidade da pele.
Apesar dos benefícios da dieta líquida, ela pode ter efeitos perigosos, quando feita por longos dias. Efeitos como:
- Tonturas;
- Baixa imunidade;
- Perda muscular, e enfraquecimento dos ossos;
- Mudanças de humor e pensamentos irracionais;
- Desejos exagerados por comida.
Dessa forma, embora tenha seus benefícios para emagrecer, deve ser evitada por:
- Idosos (a menos em casos prescritos por médicos)
- Grávidas e lactantes
- Crianças
Em suma, faça uma dieta líquida equilibrada, e quando for usada como plano de emagrecimento lembre-se de não prolongar a dieta. Ademais é importante envolver seu nutricionista para um acompanhamento saudável.
Por fim, espero que tenhamos te ajudado com esse artigo, vamos ficando por aqui, mas, veja abaixo conteúdos relacionados com esse.
Deixe um comentário